Este blog tem como objetivo reavivar a cultura da cidade de Santa Luz situada no interior Baiano, através das obras imortais do artista quase esquecido pelo seu povo, Almir Barros. Aproveitando o ensejo para que se valorize artistas luzenses atuais.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
Biografia
Almir Borges Barros nasceu no dia 31 de agosto de 1932,na avenida Santa Luzia situada em Santa Luz-Ba e faleceu no dia 20 de abril de 1979,acometido de enfarte.
Era filho de Hildebrando Borges Barros e Militina Pereira de Barros e neto da primeira professora de Santa Luz Tarcilina Borges da Conceição Barros e do Capitão José Ferreira de Barros.
Segundo os mais antigos o Pai de Almir Barros foi um grande pintor regional.O dom estava na veia do menino que costumava desenhar a carvão o rosto dos amigos.Seus quadros são conhecidos em todo o Brasil e exterior,por onde realizou exposições.
Em 1956 fez sua primeira exposição chamando atenção de críticos como: Wilson Lins, Humberto Lírio, Oscar Caetano, Eckenere Cardoso,os quais foram unânimes em reconhecer nele um dos melhores e mais honestos artistas que a Bahia teve nos últimos anos. Em 1968, assinou com a galeria de artes Lê Dome,que se encontrava em Salvador.
Almir Barros era muito religioso e fazia parte da congregação mariana ao coração de Jesus,fazia orações em praça pública no Rio de Janeiro;era músico e tocava clarinete e saxofone.
Umas das coisas que Almir fazia era restaurar imagem de santos;no entanto,cursou até a 8º série, fazendo posteriormente supletivo.Em 1969 casou-se com Regina Maria de Vasconcelos Barros e teve quatro filhos.
Assinar:
Postagens (Atom)